Rafael Mazza

Cineasta - Diretor de Fotografia - educador audiovisual

Nascido na região da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro em 1981, se dedica a cinematografia desde 1998. Começou sua carreira como montador de documentários como “O Som da Rua” de Roberto Berliner e a versão longa do filme “Onde a Coruja Dorme” de Marcia Derraik e Simplicio Neto.

Dirigiu o premiado curta “1 ano e 1 dia”, assim como os filmes “Bicho Lamparão”, “Todo dia é assim”, “Santeros”. Ao longo da carreira tem colaborado com a fotografia em projetos de grandes nomes do documentário no mundo inteiro, como por exemplo: João Jardim, Daniel Gordon, Pierre Barouh, Vincent Moon, Susanna Lira, Jorge Bodanzky, Maria Augusta Ramos. Com filmes distribuídos em salas de cinema e produções exclusivas para os principais canais de streaming como Paramount Plus, Netflix, Globo Play, Disney Plus.

Integrande do “Cineclube Mate Com Angu” no município de Duque de Caxias-RJ. Atividade que foi um fenômeno da cultura fluminense no início dos anos 2000 e que muito colaborou na sua formação cinéfila.

Paralelamente a produção audiovisual, leciona em diversas oficinas no campo da Educação Audiovisual Popular. Trabalhando prioritariamente conteúdos de documentário, abordando a Direção de fotografia, Direção e Edição. Em destaque pra “Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar”, projeto que realizado em 2007, seu primeiro ano, 30 documentários retratando os conflitos da cadeia produtiva do petróleo no litoral norte do Rio de Janeiro. O projeto foi o vencedor do Prêmio Brasil Ambiental.

Vamos fazer grandes coisas juntos!